Seminário debateu perspectivas do modelo de assistência em saúde mental
Seminário debateu perspectivas do modelo de assistência em saúde mental
No dia 22 de fevereiro de 2016 o "GEPHE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Higiene Mental e Eugenia" promoveu o seminário "Desafios Atuais da Política Nacional de Saúde Mental". Na ocasião se debateu, entre outras questões, as perspectivas para o tratamento de transtornos mentais que, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, atinge mais de 20 milhões de pessoas no país.
O palestrante do evento, Profº Dr. Pedro Gabriel Godinho Delgado, do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, fez uma avaliação sobre o cenário atual da Política Nacional de Saúde Mental e as novas estratégias para os encaminhamentos do modelo de assistência nessa área. Delgado é um dos mentores do processo de reforma psiquiátrica brasileira, que prevê a mudança de modelo de assistência na saúde mental, preconizando que o mesmo seja pautado na atenção psicossocial.
Ele também relatou a experiência acumulada na coordenação nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, do Ministério da Saúde, cargo que ocupou entre 2000 e 2010.
Na ocasião, Delgado concedeu uma entrevista à TV UEM, que pode ser visualizada no vídeo a seguir: