Caracterização da demanda atendida pelo Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e outras drogas do município de Maringá-PR
Título: Caracterização da demanda atendida pelo Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e outras drogas do município de Maringá-PR.
Palavras-chave: drogas, saúde mental, reforma psiquiátrica.
Orientadora: Maria Lucia Boarini
Orientando: Matheus Riegler de Sousa
Período: 2021-2022
RESUMO
O presente estudo possui o objetivo de caracterizar as demandas do CAPSad da cidade de Maringá por meio da análise dos prontuários dos usuários que deram entrada no serviço pela primeira vez durante o período de fevereiro/2019 a julho/2019. Analisamos 279 prontuários que viabilizaram o levantamento dos seguintes dados: sexo/gênero, faixa etária, raça/etnia, renda familiar, Unidade Básica de Saúde de referência, queixa, medicações administradas após a entrada no setor, origem dos encaminhamentos, situação atual do atendimento, internações antes e depois do usuário passar pelo CAPSad e substâncias psicoativas usadas. Os resultados indicaram que 80,6% dos usuários são do sexo masculino e que 60,6% dos usuários do serviço possuem entre 26 e 45 anos. Além disso, foi possível constatar a presença do álcool em 73,2% dos prontuários, enquanto o crack está presente em 35,8% dos prontuários. Destaca-se a alta taxa de reinternações quer seja em CTs ou hospital psiquiátrico. Esse dado, questiona o potencial terapêutico da segregação e do isolamento, e reforça a importância de uma assistência integral, descentralizada, ligada a comunidade e realizada de forma próxima ao convívio social dessa população, de acordo com as diretrizes do SUS.