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Caracterização da demanda atendida pelo Centro de Atenção Psicossocial II do Município de Maringá- PR

Título: Caracterização da demanda atendida pelo Centro de Atenção Psicossocial II do Município de Maringá-PR
Palavras-chave:Centro de Atenção Psicossocial; Saúde pública; Serviço de saúde mental 
Pesquisadora: Geovana Mingarelli Euflasino
Orientadora: Maria Lucia Boarini
Período: 2023-2024

Resumo

Esta pesquisa buscou caracterizar as demandas do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II CANÇÃO) de Maringá-PR. Os CAPSs integram a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do SUS, atendendo pessoas em sofrimento psíquico severo ou persistente. A pesquisa se justifica pela exigência de avaliações periódicas previstas pela lei 8.080 (BRASIL, 1990) e pelo Ministério da Saúde. Através do Gestor de Saúde de Maringá-PR, foram analisados 308 prontuários de usuários atendidos de janeiro a dezembro de 2023, cujas informações foram organizadas em gráficos e tabelas, com análise baseada na legislação vigente e literatura especializada. Depressão, angústia e dificuldades familiares e socioeconômicas predominam entre os diagnósticos. Dentre os resultados destaca-se o percentual de 29,87% de pacientes que não aderiram às atividades ou não possuem registros completos que caracteriza a subnotificação. Vale ressaltar a importância da notificação completa a medida que favorece o o acompanhamento tanto no CAPS quanto em outros serviços da rede.