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A saúde do professor no cotidiano escolar: uma pesquisa histórica

Título: A saúde do professor no cotidiano escolar: uma pesquisa histórica 
Autoras: Beatriz Colabone Siqueira e Maria Lucia Boarini
Periódico: Psicologia da Educação
Volume 47 , p. 39-46
Ano de publicação: 2018

 

RESUMO
Atualmente, as doenças ocupacionais tem recebido destaque em muitos estudos científicos em função de sua grande incidência, o que sugere ser este um fenômeno exclusivo da atualidade. Entre as categorias profissionais mais acometidas por adoecimento físico e/ou psíquico está a dos professores. O objetivo deste trabalho é investigar como a temática da saúde do professor tem sido considerada na literatura científica. Como fonte primária foram utilizados os Anais do I Congresso Nacional de Saúde Escolar, ocorrido na cidade de São Paulo/SP no ano de 1941. Os resultados indicam que, do ensino escolar, era exigido a prevenção e irradiação de hábitos saudáveis e o professor era um dos responsáveis por esta tarefa. E, como desdobramento desta exigência, a preocupação com a saúde do professor esteve atrelada a eficiência do ensino, e o exercício da profissão já era considerado desgastante. Por fim, nota-se que, resguardando as devidas diferenças, o professor precisava lidar com situações que extrapolam o ensino escolar, tal como nos dias de hoje. 

 

Palavras-chave: professor, doenças ocupacionais, prevenção, educação sanitária, higiene escolar.

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