Indisciplina escolar: uma construção coletiva
Título: Indisciplina escolar: uma construção coletiva
Autora: Maria Lucia Boarini
Periódico: Psicologia Escolar Educacional
Volume/Número: 17/1
Ano de publicação: 2013
RESUMO
Tecer reflexões sobre a indisciplina escolar é o propósito deste texto. Partimos do princípio de que as regras de convívio social são uma prerrogativa humana e, nesse sentido, são produções coletivas cujas formas são configuradas pelo seu tempo histórico. Portanto, ainda que a indisciplina escolar seja uma expressão particular, via de regra, traduz o que ocorre no âmbito coletivo. Nessa perspectiva, entendemos que a disciplina é um exercício diário configurado pelas exigências do momento histórico e do ambiente em que ocorre. Na escola ela é, sem dúvida, o resultado do trabalho cotidiano em sala de aula. Também seu oposto, a indisciplina, é resultado de uma construção coletiva e nessa perspectiva é que deve ser analisada.
Palavras-chave: Disciplina, comportamento na sala de aula, educação.
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