A Liga Brasileira de Higiene Mental e a psicologia no Brasil: a história a ser contada

Acadêmica: Fernanda Freire Figueira

Ano: 2014

Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar a influência do movimento de higiene mental na construção da psicologia no Brasil, enquanto ciência, na primeira metade do século XX. Esse período é marcado pelo processo de industrialização, pelo aumento populacional nos centros urbanos e especialmente pelos surtos epidêmicos, altas taxas de mortalidade, dentre outros problemas. Diante disso, medidas de ordem sanitária começam a ser implementadas pelo movimento higienista. No entanto, não havia preocupação somente com o saneamento das cidades e a saúde física da população, parte dos higienistas acreditava que o progresso do país dependia de mentes sadias e não só da erradicação das epidemias. Nesse contexto, a Liga Brasileira de Higiene Mental (LBHM), propõe alternativas de cuidado à saúde mental, principalmente de caráter profilático. A LBHM atuou em diversos campos sociais e se utilizou, além de outras áreas, especialmente dos conhecimentos da psicologia na concretização de suas ações. Embora a psicologia tenha sido destaque dentro da Liga Brasileira de Higiene Mental no Brasil, as pesquisas em história da psicologia, fazem breve menção a sua relação com o movimento de higiene mental, sendo este um tema pouco explorado, que entendemos, justifica este estudo. Como a LBHM atuou em diversos contextos sociais e levando em conta a natureza deste estudo, delimitamos para investigação o campo da educação escolar, espaço que foi privilegiado pelos higienistas que atuavam na vertente da higiene mental, e especificamente três integrantes da LBHM que voltaram seus esforços para área da educação e são considerados personagens de repercussão importante na história da Psicologia no Brasil. São eles: Manoel Bomfim; Plínio Olinto e Maurício de Medeiros. A presente pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e documental, orientada pela concepção histórica em que os fenômenos são compreendidos a partir das relações sociais estabelecidas em determinado contexto histórico. Para tanto, foram priorizadas fontes primárias, ou seja, parte das obras dos higienistas definidos para este estudo, a literatura produzida pela LBHM e demais produções e documentos da época pertinentes a esta pesquisa. Dos autores nomeados para este estudo, selecionamos as obras que em seu conteúdo abordassem a psicologia; conhecimentos psicológicos; educação e higiene mental. Buscamos por meio de excertos, resgatar os conhecimentos psicológicos utilizados nas ações em prol da higiene mental, especialmente no âmbito da educação escolar, e como esses contribuíram para a construção da psicologia no Brasil. Como resultado, constatamos que os conhecimentos psicológicos foram considerados básicos no processo educativo para a difusão do ideário da LBHM e consequente progresso da nação. Portanto, as histórias da psicologia no Brasil e da Liga Brasileira de Higiene Mental podem ser consideradas histórias de uma mesma história.